logotipo da rede azul

 

PROJETOS E SERVIÇOS

AMRS QU@LIFICA


O AMRS QU@LIFICA é um projeto Regional, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e seus Municípios associados. Esta iniciativa pretende, a nível regional, permitir aos cidadãos a certificação de competências em Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC], promovendo, a qualificação do cidadão num espírito de cidadania e democracia ativa.

Numa sociedade cada vez mais condicionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação [TIC], deparamo-nos com um cenário que se faz sentir em grande escala, o “analfabetismo” informático. O problema da iliteracia informática não se sente maioritariamente entre os jovens, mas sim, em faixas etárias mais avançadas.

O AMRS QU@LIFICA favorece a familiarização da população face às tecnologias da informação, potenciando a inclusão digital e uma maior coesão social. O projeto desenvolver-se-á centrado nas Bibliotecas Públicas Municipais, que disponibilizam locais e monitores que visa certificar as competências adquiridas em TIC’s através da emissão de um diploma de competências básicas em Tecnologias da Informação e Comunicação conferido pela UMIC – Agência para a Sociedade da Informação


[in Proposta de reestruturação do Projeto AMRS Qualifica (adapt.)]

 

CATÁLOGO COLETIVO DO FUNDO LOCAL

O Fundo Local é certamente um dos fundos mais distintivos das bibliotecas municipais. A efetiva ligação à comunidade em que a biblioteca se insere encontra aqui o seu fundamento. A biblioteca cumpre assim uma das suas principais missões: promover o conhecimento sobre a herança cultural, apoiar a tradição oral e proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse, contribuindo assim para promover e consolidar os laços com a sua comunidade.

O catálogo coletivo de Fundo Local, da RIBRS – Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal, congrega os recursos de fundo local das bibliotecas que a integram.

As vantagens da pesquisa num catálogo coletivo, relativo a recursos tão distintivos e importantes conferem assim uma dimensão distrital à comunidade.


DAR DE VOLTA

O Dar de Volta, projeto intermunicipal, desenvolvido no quadro das diversas bibliotecas municipais da Região de Setúbal, assenta nos conceitos de solidariedade e de rentabilização de recursos. Projeto, nascido, inicialmente, na Biblioteca Municipal do Seixal e implementado gradualmente noutros concelhos da região de Setúbal, foi adotado, no ano letivo 2012/13, pela Associação dos Municípios da Região de Setúbal (AMRS) enquanto iniciativa coletiva e intermunicipal, concretizada pelas bibliotecas públicas dos municípios aderentes.

O Dar de Volta não é um projeto das bibliotecas para a comunidade, mas antes da comunidade para a comunidade. Uma vez que é uma estrutura de partilha promovida pela AMRS e assegurada pelas bibliotecas dos municípios aderentes que permite facilitar o acesso a alguns dos meios essenciais para o percurso escolar – aprendizagem e formação académica e individual – como expressão da cidadania e da democracia. A troca de manuais escolares permite rentabilizar os recursos familiares e encorajar práticas ecológicas e de defesa do meio ambiente, combatendo o desperdício e protegendo os recursos florestais. Envolver a comunidade, as bibliotecas municipais e as escolas através deste projeto de cooperação, solidariedade e de sensibilização para as questões ambientais, alinha-se com o princípio da partilha que é tão característico das bibliotecas públicas.


ENCONTROS

Os Encontros do Livro e da Leitura Pública realizam-se, desde 1986, com o objetivo de serem um fórum de debate, partilha e reflexão sobre as questões que interessam aos profissionais das bibliotecas públicas e aos autarcas com responsabilidades associadas à gestão destes equipamentos nas suas mais variadas vertentes. Desde o I Encontro que o Grupo de Trabalho das Bibliotecas da AMRS e a própria Associação congregam esforços para que estes sejam uma montra do trabalho desenvolvido pelo GTBiB da AMRS e, simultaneamente, uma ponte de ligação entre profissionais das Ciências da Informação e Comunicação, políticos e público em geral numa disseminação do conhecimento e da informação, sem nunca descurar o papel social das bibliotecas e o seu impacto na comunidade.

 

Untitled-2


FORMAÇÃO

A formação – pontual ou continuada – é, cada vez mais, a chave impulsionadora para o desenvolvimento das organizações e dos indivíduos quer a nível pessoal e profissional, contribuindo de forma explícita para a melhoria do desempenho dos colaboradores dessa organização e também para a sua valorização e realização pessoais e consequentemente da própria organização.

A oferta anual de planos de formação que a AMRS disponibiliza procura ir ao encontro das necessidades dos profissionais das bibliotecas na sua vertente mais específica, relacionada com a cadeia documental, mas também direciona boa parte dessa oferta para formação que procura colmatar necessidades decorrentes da gestão, atendimento e serviço educativo nas Bibliotecas.