Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal realiza ações de formação no âmbito do seu plano de atividades

04 Novembro 2019

Decorreu nos passados dias 25, 28 e 29 de outubro, a ação de formação em Documentos de Gestão para Bibliotecas, realizada na Quinta de S. Paulo em Setúbal.

Esta ação de formação corresponde a uma entre várias ações que irão decorrer para os profissionais das Bibliotecas Municipais da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal, fazendo parte integrante do seu plano de atividades definido para o biénio 2019/2020.

No contexto atual das bibliotecas, devem as bibliotecas e seus profissionais procurar acompanhar a mudança permanente, investindo na atualização dos seus conhecimentos. A aposta na formação contínua e especializada torna-se neste caso num veículo fundamental para o alcance da eficiência e eficácia dos recursos humanos, permitindo a prestação de um serviço público de qualidade.

• IMG_20191028_141632
  • IMG_20191029_153025 (1)

A presente ação, ministrada pelo formador António Sá Santos, teve como principal objetivo, estimular a discussão dos conteúdos funcionais, técnicos e operacionais dos documentos de gestão, como ferramenta orientadora, fulcral e fundamental para alcançar a qualidade nas Bibliotecas.

Teve portanto esta ação, uma expressão e peso significativo, para o aprofundamento dos conhecimentos dos profissionais bibliotecários presentes, não apenas pelas dinâmicas implementadas, que permitiram in loco esboçar linhas e estratégias de organização e gestão, na perspetiva da evidenciação da biblioteca como uma estrutura essencial, bem como, pelas temáticas abordadas, Ética e Deontologia, Gestão de Coleções, Plano de Atividades das Bibliotecas e respetivo relatório e ainda, Manual de Procedimentos.