AMRS e Bibliotecas Públicas Municipais da Região reconhecem vida e trabalho de Maria José Moura

06 Novembro 2018

É com profundo pesar que a AMRS noticia a perda de Maria José Moura. Faleceu no passado dia 2 de novembro deixando um legado de destaque e extrema importância, pelo seu papel na orientação das políticas da leitura pública em Portugal, em especial na Região de Setúbal.

Licenciada em Ciências Históricas e Filosóficas, com o Curso de Bibliotecária Arquivista, foi Diretora dos Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa.

Do seu vasto percurso académico e profissional destaca-se o seu trabalho como cofundadora do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

Maria José Moura, permitiu a construção de um país mas rico e culturalmente universal, permitindo combater e colmatar as lacunas da iliteracia.
Foi ainda Diretora de Serviços do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, sócia fundadora da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Vice-presidente do Conselho Superior de Bibliotecas e Coordenadora geral do Projeto do Inventário do Património Cultural Móvel e Delegada nacional da UNESCO.

Condecorada com a Ordem do Mérito, recebeu ainda, em 1998, o Prémio Internacional do Livro, proposto pela IFLA.

O acesso democratizado e livre à informação esteve na ordem do seu trabalho e o seu nome e vida ficarão marcados pela sua dedicação às Bibliotecas no seu sentido “lato”. À Região de Setúbal, deixou efetivamente o seu contributo, as Bibliotecas Públicas Municipais, que, através do seu trabalho intermunicipal avançam para a construção de caminhos inovadores e para um melhor futuro para as Bibliotecas, respeitando o princípio do acesso democratizado à informação e ao conhecimento.

Em 2016, a AMRS teve o privilégio de homenagear Maria José Moura, durante o IX Encontro de Leitura Pública, decorrido em Almada, tendo-lhe reconhecido o trabalho de uma vida, bem como, o apoio e contributo dado desde sempre, à Região de Setúbal e seus municípios.

(Fotografia tirada, em 2016, IX Encontro de Leitura Pública)