logotipo da rede azul

 

PUBLICAÇÕES

 2

 

Título: Bibliotecas e arquivos públicos e particulares do distrito de Setúbal : contribuição para um roteiro

Autor: Arnaldo Pereira e Luís Marques

Local de edição: Setúbal | Editor: AMDS | Data: 1987

Resumo: Um livro que inventaria o número das Bibliotecas e Arquivos Públicos e Particulares concelhios, com excepção dos municipais, que haviam já sido objecto de uma descrição conjunta em publicação anterior. Inclui uma breve notícia acerca da natureza dos respectivos fundos, bem como o estado das suas instalações e tipo de serviços que prestam. O roteiro, ordenado alfabeticamente por concelhos, apresenta uma classificação das Bibliotecas e Arquivos que corresponde, basicamente, à tipologia dominante do Distrito: Associações e Colectividades, Empresas, Escolas e Organizações Oficiais. Deste modo, a AMDS, em cooperação com as Autarquias associadas, prosseguiu o seu objectivo de proceder ao levantamento e inventários do património cultural da Região de que os espólios bibliográficos e arquivísticos constituem parte essencial.


5

Título: Bibliografia geral do distrito de Setúbal
Autor:
Local de edição: Setúbal
Editor: AMDS
Data: 1988
Resumo: Constituiu mais um exemplo do alcance da cooperação intermunicipal e do seu papel. Com efeito, a sua elaboração resultou de um profícuo trabalho de pesquisa, coordenado pela AMDS e apenas possível graças ao apoio das Autarquias associadas, designadamente, por intermédio das bibliotecas municipais de Alcácer, Almada, Barreiro, Montijo, Seixal, Setúbal e Sines.
Ao promover esta edição, a AMDS pretendeu inventariar e divulgar um rico e diversificado património de saberes, experiências e perspetivas sobre o Distrito de Setúbal, registados pela escrita em livros, jornais e revistas, tendo em vista a adoção de políticas, visando o progresso cultural e material das populações, deve pressupor um conhecimento tanto quanto possível exato da realidade, sem o que facilmente advirão consequências úteis da sua aplicação.


3

Título: Novas bibliotecas, novos serviços : actas
Autor: Encontro do Livro e da Leitura Pública do Distrito de Setúbal, Barreiro, 1992
Local de edição: Setúbal
Editor: AMDS
Data: 1994
Resumo: A gestão e o planeamento dos sectores audiovisuais; Audiovisuais em bibliotecas de leitura pública; Informatização na rede de leitura pública; Experiências de animação em bibliotecas de leitura pública; Bibliotecas públicas e cooperação.


7

Título: As tecnologias de informação nas bibliotecas públicas - livro de actas
Autor: Encontro do Livro e da Leitura Pública do Distrito de Setúbal, Seixal, 1995
Local de edição: Setúbal
Editor: AMDS
Data: 1997
Resumo: Na sequência do IV Encontro de Leitura Pública do Distrito de Setúbal, a AMDS publicou o Livro de Actas, com uma tiragem de mil exemplares, cuja nota prévia, da autoria de Alfredo Monteiro, na altura membro do Conselho de Administração da AMDS. Recorde-se aqui excerto, que pode ajuda a resumir as conclusões deste mesmo
Encontro: ”(...) Assistiremos, em tempos mais próximos, como sugeriu um dos nossos convidados, à substituição das tradicionais bibliotecas por bibliotecas electrónicas ou ‘webibliotecas’, e com esta substituição dos livros como forma predominante de apresentação da informação e conhecimento por livros electrónicos (‘malhas de informação multimédia interligada’), desaparecerá a função da biblioteca como repositório de informação, já que cada autor pode disponibilizar a sua informação via
digital? As bibliotecas, enfim, tal como as conhecemos, deixarão de fazer sentido? Independentemente das transformações que as TI (Tecnologias de Informação) irão aplicar a médio prazo, a função social das bibliotecas num contexto de leitura pública, de assegurar o acesso à biblioteca virtual sem constrangimentos de ordem económica ou técnica, tenderá inclusive, a reforçar-se.


4

Título: Roteiro das bibliotecas públicas do distrito de Setúbal Autor: Associação dos Municípios do Distrito de Setúbal. Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas
Local de edição: Setúbal
Editor: AMDS
Data: 1997
Resumo: Dez anos volvidos sobre a publicação do “Roteiro das Bibliotecas e Arquivos Públicos e Particulares do Distrito de Setúbal”, fruto do trabalho realizado no âmbito da AMDS em que participaram autarcas, bibliotecários e responsáveis de bibliotecas municipais, é com orgulho que podemos afirmar que esse livro está irremediavelmente desactualizado.
As autarquias do Distrito de Setúbal foram naturalmente sensíveis a um movimento que se casava bem com os ideais das forças políticas que estavam à frente dos seus destinos e que o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas traduzia desta forma feliz (…).


6

Título: As bibliotecas públicas e a sociedade da informação : livro de actas
Autor: Encontro de Leitura Pública. As Bibliotecas Públicas e a Sociedade da Informação, V, Setúbal, 2000
Local de edição: Setúbal
Editor: AMDS
Data: 2000
Resumo: Na escassa bibliografia sobre leitura pública, existente em Portugal, a AMDS, com este volume, que condensa o conjunto de intervenções e reflexões que haviam tido lugar por ocasião da realização do V Encontro de Leitura Pública do Distrito de Setúbal, voltou a prestar um inestimável serviço aos leitores interessados nesta temática: entre outros, autarcas, técnicos e estudantes.
O tema central escolhido «As Bibliotecas Públicas e a Sociedade da Informação» teve presente, como se sublinha na respetiva nota prévia, não apenas uma realidade das próprias bibliotecas, que tinham posto em funcionamento novos serviços, sobretudo ligados à instalação das tecnologias, como aos novos desafios que se colocavam à sociedade: “(...) a biblioteca pública, para continuar fiel aos propósitos iniciais de democratização do saber e da cultura tem de fazer face, não só à necessidade de alfabetização literária tradicional, como aos obstáculos suscitados pela utilização intensiva pela sociedade de sistemas informáticos e tecnologias da informação”. À semelhança do que vinha acontecendo, também o V Encontro de Leitura Pública do Distrito de Setúbal, subordinado ao tema «As Bibliotecas Públicas e a Sociedade de Informação», foi editado em Livro de Actas.


9

Título: Pintar a Paz - O Projecto Kid's Guernica na Região de Setúbal
Autor: AMRS; coord. de Arlindo Mota
Local de edição: Setúbal
Editor: AMRS
Data: 2006
Resumo: Tal como se veio comprovar, trata-se de uma daquelas ideias que, quando devidamente preparadas e desenvolvidas, rapidamente se revelam mais fecundas do que seria legítimo esperar: emerge da sua realização um constante apelo a valores de partilha, solidariedade, tolerância, respeito mútuo, fraternidade, paz. É desse extraordinário evento pedagógico e cívico, que envolveu, durante cerca de quatro meses, mais de 500 alunos, de onze escolas da Região de Setúbal e que finalizou com a elaboração conjunta de um painel maravilhoso ampliado para o formato, eminentemente simbólico, da emblemática tela de Picasso, que trata este livro.


1

Título: Roteiro das bibliotecas públicas da região de Setúbal. Autor: Associação dos Municípios da Região de Setúbal. Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas; coord. Arlindo Mota Local de edição: Setúbal
Editor: AMRS
Data: 2010
Resumo: (…) Mas todas as bibliotecas: de Alcochete, Alcácer, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra, Setúbal são equipamentos bem apetrechados, dotados de uma arquitectura moderna e funcional, que abriram novas prespectivas às actividades culturais e de educação dos municípios.


8

Título: Pintar a Paz - O Projecto Kid's Guernica na Região de Setúbal 2008-2009
Autor: AMRS ; coord. Arlindo Mota
Local de edição: Setúbal
Editor: AMRS
Data: 2012
Resumo: O tema deste ano evoca os Direitos do Homem a propósito da Declaração dos Direitos do Homem, da ONU. A Proposta consistia na criação de uma tela que simbolizasse, com plena liberdade pictórica, os valores da liberdade, da igualdade na dignidade e direitos, tolerância, fraternidade, solidariedade, paz “sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião pública ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou qualquer outra situação”.


IX encontro Leitura publica

Título: Participação e inclusão social: as bibliotecas como serviço de qualidade
Autor: ENCONTRO DE LEITURA PÚBLICA, 9, Almada, 2016
Local de edição: Setúbal
Editor: AMRS
Data: 2016
Resumo: A AMRS, através do seu Grupo de Trabalho das Bibliotecas, promoveu, no dia 24 de Novembro, a realização do IX Encontro de Leitura Pública da Região de Setúbal, que se realizou no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Romeu Correia, em Almada.
Este encontro internacional contou com a presença de, Hilario Hernández, da Fundación Biblioteca Social e Fernando Juárez- Urquijo, da Biblioteca de Muskiz.
Esta edição, subordinada ao tema “Participação e Inclusão Social
– As Bibliotecas como Serviço Público de Qualidade”, apresentou, como é habitual, o Relatório do Grupo de Trabalho das Bibliotecas - GTBIB da Associação de Municípios da Região de Setúbal.
O Encontro, constituiu uma oportunidade de reflexão alargada, sobre a prática da leitura pública entre todos.
Foi uma reflexão assente na conceção do futuro das bibliotecas públicas, seu papel e relevância, que de forma equilibrada, pretende difundir o conhecimento junto da população, destacando o livro como veículo fulcral dos suportes da informação.
Este encontro contemplou ainda um Workshop, que se realizou na Biblioteca Maria Lamas, no Monte da Caparica, e contou com a participação de Fernando Juárez-Urquijo, autor do livro Biblioteca Pública – Mientras llega el futuro.


9

Título: Redes sociais e bibliotecas em rede: livro de atas
Autor: ENCONTRO DE LEITURA PÚBLICA, 10, Alcochete, 2018
Local de edição: Setúbal
Data: 2019
Resumo: A Associação de Municípios da Região de Setúbal, através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal, disponibilizou, no site do X Encontro de Leitura Pública, o Livro de Atas desta iniciativa, em formato digital.
O Livro de Atas, pretende constituir-se como um repositório de informação, que contemple as reflexões e contributos fatuais dos Encontros de Leitura Pública.
Atendendo à participação de diversos oradores de destaque, importa desta forma, dar a conhecer a riqueza das suas comunicações e a pertinência dos debates, que apenas a presença corrobora, mas que, pode ser testemunhada através destas Atas.

Para aceder ao Livro de Atas carregar aqui.