AMRS realiza X Encontro de Leitura Pública

20 Novembro 2018

Realizou-se, a 15 e 16 de novembro, o X Encontro de Leitura Pública, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e que teve lugar no Auditório do Fórum Cultural de Alcochete, em Alcochete.

A sessão de abertura contou com a presença do Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, bem como, Fernando Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Alcochete. Estiveram ainda presentes, em representação da Associação de Municípios da Região de Setúbal, Sofia Martins, Secretária-Geral e Rui Garcia, Presidente do Conselho Diretivo.

O X Encontro de Leitura Pública acolheu o tema Redes Sociais e Bibliotecas em Rede, arrancou com a premissa de base sobre o valor fundamental das bibliotecas públicas, não só pelo seu papel formador e aglutinador mas, muito e principalmente, pela importância do seu valor social, que lhe é natural.

Bruno Vieira do Amaral falou-nos sobre isto mesmo, as bibliotecas são polos de preservação da memória e que importa defender.
Este encontro, permitiu que se abrisse uma discussão sobre o papel cada vez mais necessário das bibliotecas e a sua maior aproximação ao público.

O binómio redes sociais versus bibliotecas em rede permitiu ainda a partilha das boas práticas de entre as várias bibliotecas e redes convidadas, com a mostra graciosa do que de bem se faz noutras regiões do país.
É fundamental apostar no desenvolvimento das bibliotecas públicas e na sua consolidação, a tónica do trabalho colaborativo foi evidente pelo que se viabiliza um caminho de novas oportunidades em que se preza a valorização das relações humanas nos espaços que insistem em assegurar o acesso universal e democratizado ao conhecimento, à cultura e à informação, as Bibliotecas!
Um vasto painel de oradores, enriqueceu dois dias de Leitura Pública na Região de Setúbal, comprovando a pertinência e atualidade destas temáticas.

A AMRS aproveitou a ocasião, para proferir algumas palavras sobre Maria José Moura, reconhecendo-lhe o trabalho de uma vida, uma homenagem póstuma, em nome da AMRS e dos seus municípios associados.

Como pôde ser referido aquando das conclusões e sublinhando-se a importância das bibliotecas, elas desempenham um papel no sentido de receber as comunidades de maneira inclusiva. Devem apostar na qualidade do conhecimento. Devem ser polos de cooperação, de integração e de ligação às diferentes comunidades e daqueles que têm mais dificuldades no acesso ao conhecimento. São espaços públicos em que pode ser utilizada a rede de forma mediada, no acompanhamento dos cidadãos, no exercício da cidadania.

O encerramento desta iniciativa esteve a cargo do Presidente da AMRS, Rui Garcia, e contou também com Bruno Eiras, Diretor de Serviços da DGLAB e Vasco Pinto, Vereador da Câmara Municipal de Alcochete com o pelouro da Cultura.

Veja a fotogaleria do X Encontro de Leitura Pública aqui.