Bibliotecas da Região de Setúbal concertam esforços pela população

17 Fevereiro 2021

Enfrentando mais um confinamento e medidas rígidas que implicaram o fecho de quase todos os serviços públicos, nomeadamente, o fecho das Bibliotecas Públicas Municipais, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal (Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal) concertaram esforços para que a população não fosse privada do acesso à cultura e ao conhecimento, combatendo a exclusão e a desinformação.

Mesmo de portas fechadas ao público, continuam a prestar o seu serviço em prol da comunidade, com diversas ofertas reajustadas a esta nova realidade.

Tal como tantas outras bibliotecas do país, e não esquecendo as respetivas realidades concelhias a RIBRS acautelou a disponibilidade de serviços como, as Horas do Conto online, o Empréstimo Domiciliário com a vertente take away, salvaguardando a possibilidade de entrega direta ao domicílio, o Serviço de Referência, por telefone e por email, importantíssimo neste contexto, a consulta online do Catálogo das bibliotecas, as Sugestões de Leitura, que levam o público a conhecer novos autores, novos títulos e a manter os seus hábitos de leitura, a renovação de cartão de leitor, e várias atividades dos serviços educativos readaptadas para o circuito online, como ateliers de expressões ou de escrita criativa.

Ainda, exposições bibliográficas virtuais, grupos de leitura online e um importante serviço nesta nova realidade, a Leitura em Voz Alta, que permite trazer o aconchego das palavras e da leitura àqueles que de uma forma ou de outra, se encontram mais isolados e fragilizados.

A tónica da educação também não ficou esquecida e que hoje enfrenta sérios desafios com a introdução do ensino à distância, acentuando e agravando desigualdades já existentes.
Há um risco expressivo para o direito de acesso à educação. A falta de meios e equipamentos tecnológicos a um grande universo de alunos, levaram as bibliotecas a manter alguns serviços, como as cópias e impressões para quem não tenha formas de aceder aos recursos educativos online, bem como, todo um apoio redobrado aos estudantes nesta fase, em estreita articulação e colaboração com a RBE.

O papel cultural e cívico das Bibliotecas mantém-se vivo nestes serviços. O elo de ligação às comunidades reforça-se, com a vontade de prestar um serviço público capaz e eficiente. As bibliotecas estão em movimento.

Caso queira obter informação mais detalhada, consulte as páginas institucionais e redes sociais dos respetivos municípios!

Fonte fotografia: https://www.mun-setubal.pt/