Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!

19 Abril 2024

No contexto da celebração dos 50 Anos do 25 de Abril e sendo a Associação de Municípios da Região de Setúbal fruto do Poder Local Democrático, uma das mais importantes conquistas da Revolução de 25 de Abril de 1974, dará particular destaque a esta efeméride, desenvolvendo, em conjunto com os Municípios Associados e várias Entidades Regionais, um programa regional de Comemorações dos 50 anos de Abril.

Assim, no âmbito do trabalho realizado na Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal, a AMRS lançou o repto aos Municípios para que que se associassem à iniciativa “Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!”, que consiste em difundir na Biblioteca Pública Municipal o hino “Grândola Vila Morena” pelas 11h, de dia 23 de abril de 2024, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, criado no âmbito da Conferência Geral da UNESCO de 1995, para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos de autor.

A iniciativa «Grândola Vila Morena, Cantar Abril na Biblioteca!» tem por objetivo fazer-se ouvir simultaneamente, na Região de Setúbal, dia 23 de abril pelas 11h00, a canção que ficou conhecida como a «canção da Liberdade», por ter sido escolhida como sinal para colocar em marcha a Revolução.

Assim, em várias Bibliotecas Públicas Municipais da Região, às quais se juntam diversas bibliotecas escolares, far-se-á a comemoração dos valores de Abril, cantando-se e fazendo-se ouvir «Grândola, Vila Morena».

A Rede de Bibliotecas Escolares foi também convidada pelo respetivo Município a aderir a esta iniciativa simbólica, que tem como objetivos a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a valorização das Bibliotecas Públicas Municipais, enquanto impulsionadoras da Democracia e a exaltação do Livro e da Leitura no acesso à informação, como essência das Bibliotecas Públicas Municipais.

É uma iniciativa dirigida à comunidade e que conta com a participação livre de todos que se pretendam juntar, em conformidade e dignificando a herança dos valores de abril e projetando-os no futuro da vida das comunidades da região.

Tendo resultado destas parecerias o seguinte programa:

 

Alcácer do Sal

23 de abril

11h Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!

Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

Com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Alcácer do Sal

15h Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!

Com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Alcácer do Sal e utentes da residência Jorge Marques das URPICAS

No âmbito do mês do livro e da leitura da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

 

Grândola

23 de abril

11h Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!

Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola

 

Montijo

23 de abril

11h Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca

Jardim da “Casa Mora” localizada em frente à Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva (sita na Av. 25 de Abril)

Com Hora do Conto a partir do livro “O Tesouro” / Manuel António Pina

Com Pintura de tela intitulada “Somos Cravos” / Marcelo Maria de Castro

Com a participação de alunos do AE do Montijo (2 turmas do 4º ano [EB Luís de Camões e EB Ary dos Santos] que leram “O Tesouro” [trabalho colaborativo Biblioteca Escolar e Biblioteca Municipal)

 

Palmela

23 de abril

11h Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!

Biblioteca Municipal de Palmela

Com a participação Grupo Coral Ausentes do Alentejo

Biblioteca Municipal do Pinhal Novo

Com a participação do Grupo Coral 1º de Maio do Bairro Alentejano

Participação da rede de bibliotecas Escolares do Concelho

 

Santiago do Cacém

23 de abril

11h Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!

Biblioteca Escolar da Escola Básica Nº 1 de Cercal do Alentejo

Biblioteca Escolar da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André

O hino “Grândola Vila Morena” será difundido nas duas Bibliotecas Escolares aderentes e nas duas Bibliotecas Municipais, Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém e Biblioteca Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André.

Na mesma manhã a Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, irá receber uma turma da Escola Básica Nº 3 de Santo André para uma sessão da Hora do Conto dedicada ao tema da Liberdade, onde serão contadas as histórias “Avó, onde é que estavas no 25 de abril?” de Ana Markl e “Eleição dos Bichos” de André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun. Depois de ouvidas as histórias, as crianças serão também convidadas a ouvir e a cantar a música com os restantes utilizadores no átrio principal da Biblioteca.

 

Seixal

23 de abril

11h Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!

Biblioteca Municipal do Seixal

Biblioteca Municipal do Seixal – Pólo de Amora

Biblioteca Municipal do Seixal – Pólo de Corroios

A partir desse dia e até 26 de abril, serão oferecidos cravos vermelhos a todos os utilizadores, em homenagem à Liberdade e ao Dia Mundial do Livro, data escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro.

 

Sesimbra

23 de abril

11h Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!

Biblioteca Municipal de Sesimbra

Pólo de Leitura da Quinta do Conde

Bibliotecas Escolares do concelho

 

Setúbal

23 de abril

11h Grândola Vila Morena! Cantar Abril na Biblioteca!

No espaço exterior da Biblioteca Municipal de Setúbal

14h30 Participação de um grupo de alunos do AELT a cantar ao vivo Grândola Vila Morena

Biblioteca Municipal de Setúbal