Grupo de Trabalho das Bibliotecas reúne em torno dos Indicadores e Números-Chave da Rede Nacional de Bibliotecas Púbicas e Bibliotecas da AMRS

08 Fevereiro 2017

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas, da Região de Setúbal, reuniu ontem, na Quinta de S. Paulo, para discutir e trabalhar os dados e indicadores estatísticos, do questionário anual implementados à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), pela Direção dos Livros Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).

Este questionário, realiza-se desde 1993, no âmbito do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, aplicadas a todas as bibliotecas que integram a Rede visando recolher informação sobre os recursos e serviços nelas existentes.

Esta reunião, teve como objetivo, encontrar as estratégias necessárias para as Bibliotecas da Região de Setúbal, de modo a que, seja possível responder a 100% a todas as questões estatísticas deste questionário, permitindo um reconhecimento do seu trabalho e desempenho.

Foi consensual, a necessidade de averiguar as dificuldades e constrangimentos, por forma a encontrar soluções para os grupos estatísticos com taxas de resposta mais baixas, que permitam ao grupo, no final, elaborar uma reflexão e discussão sobre a importância destes dados estatísticos num plano Regional e Municipal, facilitadores para a gestão das Bibliotecas.