Mais um grande Encontro sobre Leitura Pública

28 Novembro 2016

Realizou-se no passado dia 25 de novembro, mais um grande Encontro sobre a Leitura Pública, que teve lugar no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Romeu Correia, em Almada.
A sessão de abertura contou com, entre outros, com a presença do Diretor-Geral dos Livros, Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, bem como, Joaquim Judas, Presidente da Câmara Municipal de Almada. Estiveram presentes, em representação da AMRS, Sofia Martins, Vice-Presidente do Conselho Diretivo e Fátima Mourinho, Secretária-Geral.
O IX Encontro de Leitura Pública versando o tema Participação e Inclusão Social – As Bibliotecas como Serviço Público de Qualidade, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal deu arranque a uma incursão de temas transversais sobre o futuro das Bibliotecas, tendo coadjuvado a uma reflexão sobre o tema Leitura Pública e sobre a necessidade do desenvolvimento das bibliotecas públicas e sua consolidação.
A comunicação e a participação ativa dos oradores convidados desencadearam, uma discussão acentuada sobre o panorama das Bibliotecas Públicas Municipais, comprovando a pertinência e atualidade do tema, numa altura em que se assinalam 30 anos de Leitura Pública na Região e na Rede de Bibliotecas Públicas Nacionais.
Dá-se destaque à homenagem que a AMRS fez em nome próprio e em representação dos seus municípios associados, a Maria José Moura, vice-presidente da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, uma das cofundadoras da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais - RNBP, que conta hoje com mais de 200 equipamentos, em todo o país.
A AMRS quis reconhecer-lhe o trabalho de uma vida e o apoio e contributo que Maria José Moura tem dado, desde sempre, à Região de Setúbal e seus municípios.
Importa ainda, destacar o Workshop, realizado no âmbito deste Encontro no dia 25 de novembro, na Biblioteca Maria Lamas, no Monte da Caparica, que contou com a participação do bibliotecário Fernando Juarez Urquijo, que nos presenteou com uma visão apaixonante e narrativa sobre o funcionamento da Biblioteca Municipal de Muskiz, que vive muito em parte do calor humano e da relação próxima com os usuários. Demonstrando toda uma congregação de possibilidades e adaptações ponderadas, que só são possíveis, através de uma conivência apaixonante pela profissão e pelo verdadeiro valor social das bibliotecas.