Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal apresenta-se ao público

08 Maio 2019

Decorreu hoje, pelas 10h, a Sessão de Apresentação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal, na Biblioteca Municipal do Barreiro.

Esta iniciativa teve como pano de fundo a valorização do trabalho pioneiro, que tem vindo a ser feito na Região de Setúbal, revelando uma posição ímpar dos municípios face às bibliotecas públicas municipais.

A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora Sara Ferreira, da Câmara Municipal do Barreiro, da Secretária-Geral da AMRS, Sofia Martins, e do Presidente do Conselho Diretivo da AMRS, Rui Garcia.

Falar da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal é coligir práticas de trabalho que remontam há mais de três décadas, que têm sido vantajosas e diferenciadas para a discussão da leitura pública e do valor social das bibliotecas. Falar desta Rede é reconhecer uma Região que está na origem da discussão de boas práticas, é reconhecer a importância das bibliotecas e do seu papel catalisador que vem contribuindo quantitativa e qualitativamente para a Região.

A apresentação desta Rede permitiu mostrar o que tem sido feito ao longo de cerca de 36 anos, pelas mãos dos profissionais bibliotecários, que através da sua experiência e competências profissionais, vêm desenvolvendo um legítimo trabalho em Rede, colaborativo e intermunicipal em prol da Região.

Há que destacar as palavras de Rui Garcia, na valorização do papel do Poder Local Democrático para a melhoria das condições de vida das populações, tendo destacando ainda a crescente importância das bibliotecas, como equipamentos culturais de democratização da cultura e do conhecimento.

A Rede apresentou em linhas gerais os seus projetos futuros, previstos no seu plano de atividades para o biénio 2019-2020 e a par e passo, vai construindo ferramentas importantes que permitem conhecer todo este trabalho, passado, presente e futuro, como é o caso do seu site, hoje apresentado e disponível online.

Importa realçar que esta sessão contou com uma larga representação dos seus municípios associados, através dos seus respetivos eleitos e contou ainda com a representação da Rede de Bibliotecas Escolares, Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares, professores bibliotecários e técnicos e profissionais bibliotecários dos municípios.

As políticas locais priorizam a leitura e os municípios persistem neste apoio às bibliotecas públicas municipais nesta que é a sua jornada por um serviço público de qualidade.

Fique a conhecer o site da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Setúbal aqui.